Como a imaginação não tem limites neste blog podem ver desde receitas, artesanato a uma panóplia de coisas

25
Mai 09

 
Descobri há 3 anos, na casa dos meus pais, a iogurteira que a minha mãe utilizava quando eu e o meu irmão éramos pequenos. Para minha surpresa, ao fim de 30 anos ainda funciona (já não se fazem electrodomésticos assim!!!)
Em cada 8 iogurtes, feitos na iogurteira, consegue-se poupar 1 euro. E são muito melhores que os iogurtes de compra. Outra vantagem é que são 100% naturais e podem ser feitos de 1000 maneiras. Até com leite de soja.
Iogurte de Morango
1 litro de leite
1 iogurte natural
2/3 de copo de leite em pó (o copo é o copo do iogurte)
7 a 8 morangos
10 colheres de sopa (rasas) de açúcar
Ferva os morangos (partidos em pedaços) com 8 colheres de açúcar até que evapore todo o líquido que libertam. Deixe arrefecer e coloque no fundo dos copinhos. Num recipiente bem limpo, misture o leite morno, o açúcar (2 colheres) o leite em pó e o iogurte. Junte esta mistura aos morangos, com cuidado para não misturar. Leve à iogurteira
 
Iogurte de Canela e Nozes
  • 1 iogurte natural
  • 2 colheres (sopa) de leite em pó
  • 2 colheres (sopa) de canela
  • 6 colheres (sopa) de açúcar ou adoçante para culinária
  • 1 litro de leite gordo ou meio-gordo
  • miolo de nozes q.b.
 
Num jarro coloque o iogurte, o leite em pó, a canela e o açúcar ou adoçante e misture muito bem. Junte então o leite à temperatura ambiente, volte a mexer até ficar uma mistura homogénea e distribua pelos frasquinhos. Adicione pedacinhos de noz a cada um dos frascos. Coloque-os na iogurteira durante 10 horas.
 
Iogurtes de Soja
 Experimentei ontem estes iogurtes de soja. Uns são de doce de morango e uva e os os outros são de doce de limão (encontram a receita neste blog).
Utilizei leite de soja da Alpro e um iogurte natural da Sogurlat (compram-se no Pingo Doce). Mas ficaram muito liquidos. Vou experimentar com outro iogurte e com amido de milho.
Receita de Iogurte de Soja
Ingredientes: (para fazer 1 litro):
  • 1 litro de leite de soja fresco
  • 1 colher de sopa de extrato de malte líquido (malte de arroz ou cevada)
  • ±½ xícara de iogurte comercial ou cultura para iogurte
  • 1 a 2 colheres de sopa de suco de limão (ou outro suco cítrico)
  • Potes com tampa e esterilizados
  • Iogurteira (incubadora para iogurte) ou outro ambiente aquecido (exemplo: uma estufa ou um forno aquecido por uma lâmpada)
Como fazer:
  1. Inicie com o leite de soja a uma temperatura ao redor de 45°C
  2. Em uma caneca separada, misture 2 colheres de sopa de suco de limão (ou outra fruta cítrica) com 1 colher de sopa de extrato de malte e leve essa mistura ao fogo até o ponto de fervura. Retire rapidamente do fogo e resfrie-a mergulhando a caneca em um banho de água fria. Adicione essa mistura já resfriada ao leite de soja do item 1 e misture bem.
  3. Acrescente ½ xícara de iogurte comercial a esse leite de soja já preparado, misture bem, divida em potes esterilizados e deixe incubar em um ambiente com temperatura na faixa de 40 a 45°C por ±8 horas.
  4. Observe que o iogurte de leite de soja normalmente toma menos tempo de incubação do que o iogurte feito com leite de origem animal.
iogurte um pouco mais firme (menos mole):
Um iogurte mais firme (mais "durinho") pode ser obtido com a adição de alguns outros ingredientes. Por exemplo, logo após preparar o leite de soja e com ele ainda bem quente, dissolva um pouco (±1 colher de chá) de agar-agar em pó ou gelatina sem sabor no leite de soja e misture bem.
Pode-se também adicionar um pouco (±1 colher de sopa) de amido de milho ao leite de soja, de modo a "engrossar" o leite e melhorar a firmeza do iogurte. Um pouco de experimentação pode ser necessária para encontrar a quantidade de agar-agar/gelatina/amido que irá proporcionar a firmeza desejada.
iogurte com frutas:
Frutas frescas ou secas podem ser incluídas no iogurte de soja. As frutas devem ser previamente esterilizadas através de um rápido cozimento por uns 3 a 5 minutos. Essa operação pode ser efetuada juntamente com o preparo do malte e do suco cítrico conforme o item 2 acima. Deixe esfriar até ±45°C e depois siga normalmente a receita do iogurte.
iogurte mais simples:
Apenas acrescente o iogurte comercial ao leite de soja morno (±45°C), misture muito bem e deixe incubar por 14 a 18 horas em um ambiente aquecido (estufa a ±45°C).
 
publicado por Susana às 09:12

Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
15
16

17
18
19
22
23

24
26
27
28
29
30

31


facebook
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO