Como a imaginação não tem limites neste blog podem ver desde receitas, artesanato a uma panóplia de coisas

08
Mai 13

 

Numa conversa com uma amiga, que também não bebe leite de vaca, ela perguntou-me se eu já tinha experimentado leite de avelã. Salivei imediatamente pois imaginei leite com Nutela (algo que não como há anos)...claro que tinha que experimentar. Demolhei 80 grs de avelãs em água mineral, durante 12 horas e depois foi só colocar na máquina de fazer leite, da Midzu. A minha amiga faz na Bimby mas, e desculpem-me os adeptos deste aparelho, associo a Bimby a falta de criatividade. É impossível não me lembrar de uns sonhos que alguém nos deu no Natal, feitos na máquina. Eram absolutamente horrendos!!!

Voltando ao leite: entretanto já experimentei fazer leite de noz. Mas o de avelã é de longe o meu preferido. Com os restos da avelã fiz uma pasta a que juntei mel, cacau e uma pitadinha de sal. A minha filha adora e parece mesmo Nutela. Com o que sobrou do leite de noz fiz um bolo.

Julgo que já me queixei do trabalho que dá limpar a máquina do leite e por isso hoje decidi fazer o leite de avelã numa simples panela. O resultado é o mesmo e custa-me menos limpar o tacho do que a Midzu.

 

Procedimento

Demolhar 80 grs de avelãs em água, durante 8 a 12 horas. Colocar num tacho mais água e as avelãs (juntei uma colher de sopa de coco mas é opcional) e uma colher de mel (a quantidade depende do gosto). deixar ferver durante 10 minutos. Triturar as avelãs com uma varinha mágica ou um liquidificador. levar ao lume durante mais 10 minutos. Passar por uma peneira o leite. Com os restos dos frutos pode-se fazer bolos, pastas, etc.

Atenção: há quem tire a casca dos frutos, torrando-os. Eu não faço isso e por isso o leite fica mais escuro.

 

Amêndoas

A amêndoa é rica em proteínas (20% de sua composição), vitaminas E, B1, potássio, fósforo, zinco, magnésio, proteínas, fibras e gordura (aproximadamente 50%) do tipo insaturada, sendo a maior parte monoinsaturada, que associada a uma dieta saudável, que podem ajudar a controlar as taxas das LDL-colesterol, o conhecido 'mau colesterol'.

 

Avelãs

As Avelãs são uma das mais ricas fontes de vit­a­m­ina E. Cada grama de avelãs con­tém 21% de suas neces­si­dades diárias desta vit­a­m­ina. Tendo algu­mas avelãs diária pode reduzir sig­ni­fica­ti­va­mente os sinais de envel­hec­i­mento, for­t­ale­cer sua imu­nidade e mel­ho­rar a sua agili­dade mental.

 

Nozes

Seus principais nutrientes são: Ômega-3 e 6, vitaminas C e E, zinco, potássio e arginina, um aminoácido. É bastante calórico, aproximadamente 698 calorias em 100 g. Já possui benefícios comprovados no controle da pressão arterial, na redução da taxa do mau  colesterol , o LDL, e até na cicatrização.

 

Para alguém que esteja a tentar perder peso não me parece o mais aconselhável mas para as crianças julgo que este tipo de leites só tem benefícios.


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