Como a imaginação não tem limites neste blog podem ver desde receitas, artesanato a uma panóplia de coisas

10
Mai 16

esparguete com molho de beterraba.jpg

A beterraba é um daqueles alimentos que adoro: ela fortalece o sistema imune, por ser rica em zinco; ajudar a prevenir e combater anemia, por conter ferro e vitaminas do complexo B;mantém a saúde dos músculos, por conter potássio e cálcio; protege o nosso sistema nervoso, por ser rica em vitamina B1 e B2, etc.

A sua cor forte permite criar poesia visual nas nossas cozinhas!!

Há pouco tempo uma amiga italiana, a viver em Lisboa, levou-me a um restaurante italiano na Madragoa (não me lembro do nome!!! ai esta memória!!) . Experimentámos vários pratos mas aquele que me inspirou verdadeiramente foi a massa com beterraba. Sempre que gosto de um prato tento reproduzi-lo em casa. Para deleite de vários membros da família segui esta receita: http://lifestyle.sapo.pt/sabores/receitas/esparguete-com-molho-de-beterraba-assada

A receita é maravilhosa mas dá um bocado de trabalho...resolvi inventar algo mais prático e que se coadunasse com a falta de tempo...e que levasse lentilhas em vez do feijão.

Ingredientes:

Meia cebola cortada aos pedaços

2 dentes de alho em pedaços

2 chávenas de lentilhas cruas

2 beterrabas

1 porção de esparguete suficiente para 4 pessoas (atenção: vocês podem estragar a receita se não usarem um bom esparguete. Usei a massa bio com milho painço da La BIO IDEA)

1 pitada de garam massala

sal q.b.

algumas folhas de manjericão fresco

1 panela de pressão (cozinho muitas vezes nesta panela pois é saudável e ainda se pouca no gás)

Instruções:

Refoguem a cebola e o alho num pouco de azeite, numa panela de pressão. Quando a cebola estiver translúcida juntem as lentilhas. Mexam bem e juntem as especiarias, as beterrabas descascadas, o sal e as folhas de manjericão. Acrescentem alguma água, fechem a tampa e deixem cozer durante 15 minutos. Entretanto cozam o esparguete "al dente". Quando a beterraba e as lentilhas estiverem cozidas triturem até fazer um creme bem suave. Acrescentem sobre o esparguete cozido.

Boas criações!!

 

 

 

 

publicado por Susana às 12:10

Maio 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
13
14

15
16
18

23
26
27
28

30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

15 seguidores

pesquisar neste blog
 
blogs SAPO